data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Na próxima quinta-feira, dia 12, terá início mais uma edição do projeto Dose de Ciência. A iniciativa leva para a comunidade temas de interesse geral e que tenham ligação com a produção científica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As palestras ocorrerão sempre na segunda quinta-feira de cada mês (confira a programação abaixo), sendo que, em outubro, serão realizadas duas apresentações a mais - Dose Dupla de Ciência - dentro das atividades da Jornada Acadêmica Integrada (JAI).
VÍDEO: projeto leva obras de autores locais para salas de aula
O objetivo do projeto é aproximar a comunidade de Santa Maria do conhecimento produzido na universidade por professores e pesquisadores e seus alunos de graduação e pós-graduação. A tentativa é traduzir a ciência e retirá-la de um local inacessível.
- Esse "pedestal" é construído, muitas vezes, por causa da linguagem e especificidade de jargões para o público leigo. Essa linguagem faz, às vezes, o desserviço de identificar a ignorância de quem te ouve e não cumpre a máxima da ciência que é produzir e divulgar o conhecimento. De fato, essa tentativa que nos propusemos a fazer permite à comunidade entender a importância da universidade pública na produção de ciência nacional e internacional. Praticamente toda pesquisa que ocorre na UFSM está vinculada à pós-graduação, a alunos de mestrado e doutorado. E tudo isso é pago com verba pública, que sai do bolso do contribuinte. Diante disso, é fundamental mostrar, de forma acessível, o que produzimos aqui na universidade - explica o professor doutor Daniel Ardisson-Araújo, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM e um dos coordenadores do Dose de Ciência.
UFSM divulga nota sobre novos cortes de bolsas
O projeto começou em 2018. Hoje, é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas. Entretanto, a programação desta edição conta, também, com palestrantes do Centro de Ciências Rurais (CCR), do Centro de Artes e Letras (CAL) e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).
AGENDE-SE
- Onde - Vaca Profana (Rua Serafim Valandro, 536, Bairro Centro)
- Quanto - De graça
Setembro
- Quando - Dia 12, às 19h30min
- Palestrante - Professor doutor André Shuch, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (Centro de Ciências Naturais e Exatas)
- Tema - Exposição solar e câncer de pele: o inimigo brilha de dia
- Sobre - Câncer de pele, radiação solar e raios UV, uso de produtores solares, dano e mutação no DNA
Outubro
- Quando - Dia 10, às 19h30min
- Palestrante - Professora doutora Liliana Essi, do Departamento de Biologia (Centro de Ciências Naturais e Exatas)
- Tema - Botânica de sofá : como (e por que) usar um herbário virtual?
- Sobre - Importância de se estudar as plantas, curiosidades e o acervo herbário da UFSM, além do processo de curadoria é digitalização
- Quando - Dia 24, às 19h30min (dose dupla)
- Palestrante - Professor doutor Francis Moraes de Almeida, do Departamento de Ciências Sociais
- Tema - Lendas urbanas e fake News
- Palestrante - Professor doutor Fernando de Figueiredo Balieiro, do Departamento de Ciências Sociais
- Tema - Carmen Miranda, entre os desejos de duas nações
Novembro
- Quando - Dia 14, às 19h30min
- Palestrante - Professor doutor Eduardo Furtado Flores, do Setor de Virologia (Centro de Ciências Rurais)
- Tema - Vacinas: a melhor ideia médica
- Sobre - Vacinação, história de vacinas, importância médica e epidemiológica
Dezembro
- Quando - Dia 12, às 19h30min
- Palestrante - Professor doutor Anselmo Peres Alós, do Departamento de Letras Vernáculas (Centro de Artes e Letras)
- Tema - Metáforas oportunistas: corporeidades e textualidades infectadas
- Sobre - Masculinidades subalternizadas; literatura, fotografia e (homos)sexualidade; HIV, metáfora e contaminação discursiva